Design Harry Bertoia,1952
Base de Aço Soldado, Ripas de Madeira
A experiência de Harry Bertoia 1950 em dobrar hastes de metal produziu na arte prática uma coleção reverenciada de assentos, incluindo o Banco Bertoia. Requintado, inovador, confortável e surpreendentemente bonito. A aparência delicada do banco desmente a sua resistência e durabilidade. As ripas de madeira maciça são pré-tratadas para prevenir flacidez ou deformação.
Um clássico, design moderno que realça qualquer ambiente. O Banco Bertoia apresenta ripas de madeira maciça ou pintadas. Sua base é fabricada em Aço Inoxidável.
Sobre o designer
Desde
1952
Produzido em
São Paulo / SP
Especialidades
Cadeiras,
Banquetas,
Poltronas,
Bancos
O nome Harry Bertoia é um dos mais cobiçados no mercado da arte. A fineza e requinte colocado em suas esculturas, mesas, cadeiras e sons fazem dele um dos mais famosos designers modernos do mundo. Nascido em 10 de Março de 1915 em San Lorenzo, Perdone, Itália, viajou para Detroia, EUA, para visitar seu irmão mais velho, porém, não voltou mais e decidiu se matricular na Cass Technical High School, onde estudou arte e design, aprendendo a fazer jóias feitas a mão. Em 1937 ele recebeu uma bolsa para estudar na Cranbrook Academy of Art, onde encontrou vários designers de renome, dentre eles, Ray e Charles Eames. Em 1939, abrindo sua própria oficina, lecionou aulas de design de jóias e serralheria. Mais tarde e com muito esforço, produziu um metal raro e muito caro, desse ponto em diante, começou a concentrar seus esforços em fazer jóias, com a mesma concepção e criação de alianças de Ray e Charles Eames e Edmund Banco. Em 1950, mudou-se para a Pensilvânia, para estabelecer um estúdio, e trabalhar com Hans e Florence Knoll. Durante esse período, projetaram cinco peças que se tornoram conhecidas por Bertoia Collection for Knoll, ou simplesmente, Coleção Bertoia por Knoll. Entre essas peças está a Diamond Chair, conhecida no Brasil como Poltrona Diamante. No entanto, o sucesso comercial alcançado por Bertoia em meados dos anos 50 com a venda das cadeiras produzidas pela Knoll, conseguiu somente com o lucro dos royalties, dedicar-se exclusivamente à escultura. O trabalho escultórico que ele produziu na sua própria forma de explorar os metais, permitiu que os mesmos fossem manipulados para produzir som. Esticando e dobrando o metal, conseguindo responder ao vendo ou ao toque, permitindo a criação de diferentes tons. Com os “instrumentos” produzidos com os metais, Bertoia tocou em uma série de concertos e até mesmo produziu uma série de nove álbuns, todos intitulado “Sonambient”, dá música feita por sua arte, manipulada por suas mãos, juntamente com os elementos da natureza.
Todos os produtos
Fazer uma avaliação
Banco Bertoia 1,20m
X