Eileen Gray foi uma artista da laca, designer de móveis, de interiores e arquiteta irlandesa bem conhecida por incorporar o trabalho da laca com luxo no International Style.
É um grande nome do design moderno, no entanto enquanto em vida ela foi pouco reconhecida durante a maior parte de sua carreira, mas hoje é lembrada como uma das mais influentes designers e arquitetas do início do século 20 junto de Florence Knoll.
Inclusive, Gray foi uma das primeiras mulheres reconhecidas internacionalmente na atividade do desenho industrial. Ela esteve sempre à frente para a sua época. Tantos anos após seu legado e ela ainda é considerada a essência do Modernismo.
Eileen Gray nasceu em 1878 e faleceu em Outubro de 1976 em Paris. Foi criada no seio de uma família aristocrática de origem irlandesa e escocesa, estudou em Londres mudando-se depois para Paris em 1902. Alcançou fama pelo seu trabalho ao mesmo tempo que levava o estilo de vida boêmio de uma mulher independente. Como arquiteta ela criou uma das mais famosas casas do século vinte, a E.1027, à beira mar.
Atualmente as versões originais feitas pela própria designer, como a Mesa Eileen Gray, valem milhões em leilões e gênios criativos do mercado imobiliário. Além disso, réplicas das suas peças ainda fazem grande sucesso, mesmo tendo sido criadas há décadas.
Seu reconhecimento, embora tardio, lhe rendeu exposições dos seus trabalhos em Museus em Londres e no Centro Pompidou, um longa-metragem sobre sua vida, chamado “The Price of Desire”, um documentário “Gray matters” e a exposição permanente de suas criações no Museu nacional da Irlanda.